terça-feira, 10 de abril de 2012

Grupo: Leitores do Almanara Biografia de Maria José Dupré

Nascida na fazenda Bela Vista, na época município de Botucatu, era filha de Antônio Lopes de Oliveira Monteiro e de Rosa de Barros Fleury Monteiro.
Maria José foi alfabetizada pela mãe e seu irmão mais velho. Ainda em Botucatu, estudou música em aulas particulares e pintura no Colégio dos Anjos. Sua formação literária, contudo, deu-se antes mesmo da frequência na escola: seus pais, apesar de não serem ricos, mantinham o hábito da leitura e ainda menina já tinha travado contato com livros clássicos portugueses e mundiais, de autores como Eça de Queiroz,Leão Tolstoi, nietzshe, Rimbaud,Goethe e muitos outros.
Mudou-se para a cidade de São Paulo onde cursou a Escola Normal Caetano de Campos,formando-se professora. Sua vida na literatura começa após se casar com o engenheiro Leandro Dupré.
Em 1939, publicou o conto Meninas tristes, no suplemento literário de O Estado de S. Paulo,  com o pseudônimo de Mary Joseph, incentivada pelo esposo que dizia que suas narrativas eram "contos orais" que mereciam ser escritos.
Teve sua primeira obra literária publicada em 1941 intitulada O Romance de Teresa Bernard. Dois anos após publicou Éramos Seis, que veio a receber o prêmio Raul Pompéia da Academia Brasileira de letras, em 1944,e o prêmio José Ermírio de Moraes. A obra recebeu diversas adaptações, começando por filme argentino em 1945, e depois em várias,e com tradução para vários idiomas.
No ano de 1943,Dupré começa a publicar obras infantis, com Aventuras de Vera,Lúcia,Pingo e Pipoca, também premiado pela ABL. Em 1944, junto ao marido Leandro Dupré, alia-se a Monteiro Lobato caio Prado Jr,e Artur Neves na fundação da editora Brasiliense.
As obras destinadas ao público infantil ganharam destaque com a série que narra as aventuras do Cachorrinho Samba, dos quais O Cachorrinho Samba na Rússia que venceu o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro, com títulos ainda editados.
Além de seu principal romance, teve traduzidos para outros idiomas os livros Gina e Os Rodriguez.
Dupré foi membro diretivo da Sociedade Paulista de Escritores e ainda foi vice-presidenta da Creche Baronesa de Limeira e da entidade beneficente Gota de Leite - trabalhos que, se não necessariamente feminista, capitaneava nos estados brasileiros dos anos 1930-40 a luta pelas conquistas femininas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário