terça-feira, 17 de abril de 2012

MAURICIO DE SOUSA

Wallace Luiz de Oliveira - 17 de abril de 2012

                               PERSONAGENS DE MAURICIO DE SOUSA



Personagens
Mônica: A personagem, na verdade, foi inspirada em uma das filhas do cartunista. Sua primeira aparição é datada de 1963, nas tirinhas de outro personagem da turma, o Cebolinha. Mônica, por sua vez, diante de sua crescente popularidade, ganharia, já em 1970, uma revistinha própria, tendo ao seu lado, o seu inseparável coelhinho Sansão.

images
Cebolinha: Ainda na década de 60, em Mogi das Cruzes, existia um garoto com as mesmas características do Cebolinha. Foi ele, aliás, o modelo de inspiração para o personagem, com o seu jeito “elado” de falar.

magali
Magali: Elegante e feminina, a personagem é uma das principais criações de Maurício de Sousa. Magali, durante as histórias, sempre aparece acompanhada de seu gatinho de estimação, Mingau, ou de um suculento pedaço de melancia.

cascao4
Cascão: O personagem nem sempre foi uma unanimidade. Seu criador, por exemplo, acreditava que Cascão, com seu jeito peculiar de ser, poderia não agradar a uma parcela de sua audiência. Quem diria, não é mesmo? Felizmente, para a nossa sorte, nada disso aconteceu, e Cascão, permanece conquistando diversos públicos e gerações.

chico_bento
Chico Bento: Francisco Antônio Felício Bento, ou melhor, Chico Bento, foi inspirado em um tio avó de Maurício, morador da cidade de Santa Branca, no Vale do Paraíba, em São Paulo. Chico, entre outras coisas, é apaixonado pela garota mais bonita de seu bairro, a Rosinha.

fra
Franjinha: Como citado anteriormente, o personagem, juntamente com o cachorrinho Bidu, foram as primeiras criações de Maurício de Sousa. Seu temperamento é de um garoto gentil e alegre, fascinado pelo universo cientifico.

horacio
Horácio: Trata-se de um filhote de Tyrannossaurus Rex. Suas primeiras tirinhas apareceram ainda nos anos 60, publicadas no jornal Diário de São Paulo. Horácio ainda pode ser caracterizado por seu jeito dócil, carismático, sempre preocupado em ajudar o próximo.

penadinho
Penadinho: Sua criação é datada de 1970. Seu principal propósito é o de se divertir no cemitério, assustando os visitantes do local.

rolo
Rolo: Adora praias, e seu esporte favorito é o surfe. Tem como grande amiga, a garota Tina, que assim como ele, é jovem, e tem 20 anos.

1404
Tina: Sua primeira aparição aconteceu em 1964. Anos mais tarde, já na década de 70, assim como muitos jovens da época, passa a aderir a cultura hippie.

Um comentário:

  1. Parabéns para o grupo ,eu gostei muito muito muito de saber um pouco mais sobre a vida do escritor Mauricio de Sousa
    Grupo:Escritores do almanara.

    ResponderExcluir